Notícias de Última Hora - Aqui - O jornalismo em que você confia depende de você, mídia digital independente da Região e no Brasil. Notícias de Última Hora . . . .A violência contra a mulher -- Os graves riscos à saúde mental das mulheres -- Ansiedade -- Depressão -- Abuso de álcool e outras drogas -- Estresse pós-traumático -- . . . . .

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

VITAL BRASIL MINEIRO DA CAMPANHA EM BOTUCATU

COLUNISTA — Roque Roberto Pires de Carvalho — C O N T O
O notável médico, cientista, imunologista e pesquisador biomédico não nasceu em Botucatu, entretanto foi nesta cidade que nos anos de 1895 até 1897 desenvolveu nos sítios e fazendas  suas pesquisas para encontrar o soro antiofídico-específico, para o combate ao veneno das cobras peçonhentas que são encontradas nesta região, dos tipos:
coral verdadeira, jararaca, cascavel, urutu-cruzeiro e surucucu,   gerando para a medicina uma tecnologia inédita.- Sua passagem e permanência em Botucatu deveu-se à um convite que lhe foi feito em 1895  pelo Farmacêutico José Arnaud Paulino Pires;  
Vital Brasil instalou-se com sua esposa no Hotel Brasil defronte à atual Praça do Bosque; posteriormente teve residência à Rua Cesário Alvim, atual João Passos onde teve seu consultório médico; posteriormente instalou-se ao lado de uma escola na Rua Riachuelo n° 190, dando início às suas atividades.  
Hoje é a Rua Amando de Barros n° 817 onde um Bar e Lanchonete “Pirâmides” exibe um “banner” em homenagem ao notável Cientista.  Vital Brasil já conhecia as técnicas desenvolvidas pelos cientistas franceses Albert Calmette e Camille Guérin com o antídoto aplicado às serpentes Naja-Indiana; tal antídoto não se adequava aos tipos de cobras brasileiras fato que o levou aos estudos e que, até hoje, após cento e vinte anos permanecem válidos.
-Em Botucatu, Vital Brasil foi médico operador e parteiro, com especialidade em doenças de Senhoras e crianças; trabalhou com o Dr. Costa Leite na construção da Misericórdia Botucatuense, tendo sido seu Secretário e encarregado de  escrever e registrar as atas.
– Para suas experiências o Dr. Vital Brasil visitava os sítios e fazendas, ensinando os lavradores capturar e colocar em caixas de madeira com segurança as mais variadas cobras encontradas.Para entendimento de suas instruções escritas de como capturar e armazenar as cobras, Vital Brasil criou uma Escola para as crianças de manhã e para adultos à noite. Visava com isso suprir a necessidade de escolarização dado o grande número de analfabetos.
O Prefeito de Botucatu Renato de Oliveira Barros sanciona em 21.10.1949 a Lei que dá o nome de Avenida Dr. Vital Brasil a antiga Rua São Carlos na Vila São Lúcio.
O Projeto de Lei foi do Vereador Dr. Antonio Delmanto e a inauguração aconteceu em 1° de  maio de  1964 com a presença de familiares do homenageado.
Nesse mesmo ano o Vereador Laurindo Izidoro Jaqueta obteve aprovação de seu projeto de lei instituindo o dia 28 de abril (data de nascimento do médico) como sendo o “Dia de Vital Brasil” no  Município.Em 1897 Vital Brasil passa a trabalhar com os Cientistas Adolfo Lutz, Oswaldo Cruz e Emilio Ribas em pesquisas no combate à peste bubônica, à varíola e a febre amarela e em 1903 é reconhecido mundialmente como descobridor do soro antiofídico-específico e antiofídicos polivalentes para outros animais peçonhentos como aranhas e escorpiões.
Em 1899 torna-se um dos fundadores do Instituto Butantan de em 1919 funda em Niteroi o Instituto Vital Brasil.
Em 1965 o Governo de Minas Gerais dá seu nome à Rodovia que vai de Juiz de Fora até Poços de Caldas. Em 2003  através de Lei Federal Vital Brasil é considerado “Herói da  Pátria” e em 2014 seu busto é colocado no “Museu Nacional de História Natural” na cidade de Paris/França ao lado de outros Eminentes Cientistas.
Como curiosidades podemos dizer que Vital Brasil, chegando à Botucatu, dada sua facilidade de comunicação com as pessoas, frequentava festas, fazia e escrevia discursos e para alegrar mais,  tocava clarineta. Assim também, seu pai Manuel dos Santos Pereira Jr não colocava seu sobrenome  ao nome dos filhos.
Colocava sim o nome e o nome da  cidade  de nascimento e no  caso, Vital Brasil  Mineiro da Campanha, Fileta Camponesa de Caldas, Eunice Peregrina de Caldas, Judith Parasita de Caldas.
– Como registro histórico podemos citar que em Botucatu nasceu sua primeira filha e que recebeu o nome de Alvarina, não seguindo as tradições toponímicas aos familiares.
– Falar de Vital Brasil fora das datas de nascimento e de falecimento do notável Cientista,  tem por escopo não deixar se perder no tempo a memória de personagem tão Ilustre que, pesquisando em Botucatu, em apenas dois anos gravou seu nome em descoberta científica mundialmente reconhecida.
A descoberta do soro antiofídico-específico para cobras brasileiras.
                                            Roque Roberto Pires de Carvalho
                                            Email:roquerpcarvalho@gmail.com
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tvjornalbotunoticias@hotmail.com