Notícias de Última Hora - Aqui - O jornalismo em que você confia depende de você, mídia digital independente da Região e no Brasil. Notícias de Última Hora . . . .A violência contra a mulher -- Os graves riscos à saúde mental das mulheres -- Ansiedade -- Depressão -- Abuso de álcool e outras drogas -- Estresse pós-traumático -- . . . . .

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Embraer anuncia PDV comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

A Embraer comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, nesta quinta-feira (2), que pretende abrir um Programa de Demissão Voluntária (PDV) aos trabalhadores que estão em licença remunerada. 
A negociação entre empresa e Sindicato começou na manhã de hoje, mas terminou sem acordo. Uma nova reunião está marcada para esta sexta-feira (3), às 18h.
O pacote de incentivos apresentado pela Embraer é insuficiente e está muito longe de atender às necessidades dos trabalhadores que vierem a perder seus empregos. Entre os adicionais previstos estão:
– Indenização referente ao período de estabilidade no emprego que se encerra em 20 de agosto.
– Indenização adicional de 10% sobre o salário nominal por ano trabalhado.
– Plano médico por seis meses.
– Auxílio-alimentação por seis meses (valor de R$ 450).
Sem transparência
Apesar da gravidade do assunto, a Embraer está se negando a informar quantos trabalhadores ela pretende demitir com a abertura desse programa. Na reunião de hoje, o Sindicato insistiu, sem sucesso, para que o número fosse divulgado.
A Embraer possui cerca de 13 mil trabalhadores em São José dos Campos. A empresa também não informa quantos estão em férias coletivas e que entrarão em licença remunerada – grupo que está na mira do PDV. 
Crise provocada pela própria Embraer
Em seu comunicado dirigido aos trabalhadores, a direção da Embraer afirma que passa por uma crise gerada pela pandemia do coronavírus. Mas o fato é que a empresa gastou, pelo menos, R$ 485 milhões no ano passado com o processo de venda para a Boeing – que acabou não se concretizando.
“A Embraer está querendo jogar nas costas dos trabalhadores uma crise gerada por ela própria. Além disso, é desumano fazer demissões em meio à pandemia e a uma explosão no nível de desemprego pelo qual passa o país. O Sindicato vai se manter em defesa dos trabalhadores, como sempre fez”, conclui Herbert.
O Sindicato também defende estabilidade no emprego e está na luta pela reestatização da Embraer como única forma de manter os postos de trabalho.
Programa Em Movimento
Em virtude da importância do assunto, o diretor Herbert Claros fará uma participação no Programa Em Movimento, transmitido ao vivo, nesta quinta-feira, a partir das 18h, pelo facebook.com/sindmetalsjc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tvjornalbotunoticias@hotmail.com