O monte Sinabung, na Indonésia, entrou em erupção com uma coluna de materiais vulcânicos voando alto para o céu
De
A Associated Press
MEDAN, Indonésia - O monte Sinabung, na Indonésia, entrou em erupção na segunda-feira, enviando uma coluna de materiais vulcânicos de até 5.000 metros (16.400 pés) para o céu e depositando cinzas nas aldeias.
O cascalho e as cinzas acumularam-se até 5 centímetros (2 polegadas) em aldeias já abandonadas nas encostas do vulcão, disse Armen Putra, funcionário do posto de vigilância de Sinabung na Ilha de Sumatra.
Mais longe, em Berastagi, uma cidade turística na província de Sumatra do Norte, a cerca de 20 quilômetros (12,4 milhas) da cratera, os motoristas acenderam os faróis à luz do dia para ver através das cinzas.
Vídeos e fotos nas redes sociais mostram que as pessoas usam máscaras ao ar livre.
Não houve mortes ou feridos na erupção, disse o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia.
Os moradores são aconselhados a ficar a 5 quilômetros (3,1 milhas) da boca da cratera e devem estar cientes do perigo da lava, disse a agência. As viagens aéreas não foram afetadas até agora pelas cinzas, disse o Ministério dos Transportes.
Cerca de 30.000 pessoas foram forçadas a deixar suas casas nos arredores de Sinabung nos últimos anos.
O vulcão, um dos dois atualmente em erupção na Indonésia, ficou adormecido por quatro séculos antes de explodir em 2010, matando duas pessoas. Outra erupção em 2014 matou 16 pessoas, enquanto sete morreram em uma erupção de 2016.
Sinabung está entre os mais de 120 vulcões ativos na Indonésia, que está sujeito a turbulências sísmicas devido à sua localização no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de vulcões e falhas geológicas que circundam a Bacia do Pacífico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
tvjornalbotunoticias@hotmail.com