Notícias de Última Hora - Aqui - O jornalismo em que você confia depende de você, mídia digital independente da Região e no Brasil. Notícias de Última Hora . . . .A violência contra a mulher -- Os graves riscos à saúde mental das mulheres -- Ansiedade -- Depressão -- Abuso de álcool e outras drogas -- Estresse pós-traumático -- . . . . .

sexta-feira, 22 de maio de 2020

NA QUARENTENA, SÃO MANUEL s / p -- TEM 143 MULHERES COM MEDIDAS PROTETIVAS

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER AUMENTOU DURANTE OS MESES DE ABRIL E MAIO.
Durante a pandemia do Covid-19, os atendimentos da GCM as Mulheres, vítimas de violência doméstica, aumentaram significativante durante a quarentena ente os meses de abril e maio, na cidade de São Manuel.

O Patrulhamento Maria da Penha da GCM tem atendido cerca de 3 casos por dia de agressões ou tentativa, contra as mulheres. Existem muitas delas ainda que relutam em quer registrar o Boletim de Ocorrência, mas recorrem ao atendimento do Patrulhamento, que funciona 24 horas.

O atendimento seguindo a lei Maria da Penha é feito através de uma parceria de trabalho conjunto, onde participam a equipe exclusiva da GCM, a Delegacia da Mulher, comandada pela. Dra. Ana Carolina, Ministério Público, CRAS, CREAS e Diretoria Municipal de Saúde.

Várias são as violência praticadas contra as mulheres, tais como: a violência física, verbal, patrimonial e principalmente a psicológica.
O Patrulhamento Maria da Penha da GCM foi criado pelo diretor de Segurança e Trânsito, Dr. Adjair de Campos, para acompanhar as vítimas que se encontram com medidas protetivas concedidas pela justiça, tentando amenizar os casos de agressões, onde rondas permanentes são realizadas, próximas as residências das vítimas. O contato pode ser feito via whatshapp com as vítimas a fim de evitar um futuro feminicidio.

Além dos casos relacionados ao relacionamento amoroso, também estão sendo vítimas de agressões muitas pessoas idosas que sofrem agressões dos filhos, que geralmente são usuários de drogas.  Esses casos também contam com o apoio da equipe Maria Da Penha.

O contato pode ser feito através do telefone da GCM 199 para emergências, que fica ligado 24 horas ou ainda diretamente com a Patrulha Maria da Penha pelo telefone (14) 999000977, com atendimento de segunda a sexta-feira durante o horário administrativo.

Segundo a GCM Simone Parenti, uma das integrantes da equipe da GCM do patrulhamento “Maria da Penha”, estão cadastrados, através de um protocolo criado em uma planilha, 143 mulheres com medidas protetivas.  “Nós temos esse cadastro com os nomes, endereços, telefones, a situação atual e o vencimento da medida protetiva.  Fazemos rondas em vários bairros das cidades e ainda temos o sistema de monitoramento instalado na sede da GCM que inclusive nos ajudou a deter um caso de um homem que estava próximo a atacar a vítima em sua residência”, explica Simone.