A Argentina decidiu deixar de participar de acordos comerciais em negociação e também de acordos futuros do Mercosul.
Segundo comunicado da atual presidência do Mercosul, o Paraguai, a Argentina pretende permanecer apenas nos acordos já realizados com a União Europeia e com a Associação Europeia de Livre Comércio.
Ouça o comunicado emitido pelo Paraguai:
"A República do Paraguai, no exercício da presidência pro tempore do Mercosul, informa que a República Argentina anunciou a decisão de deixar de participar das negociações dos acordos comerciais em curso e das futuras negociações do bloco, excluindo desta determinação as negociações já concluídas com a União Europeia e com a
Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). O anúncio foi feito pela Delegação Argentina durante a reunião de Coordenadores Nacionais do Grupo Mercado Comum sobre relações exteriores, ocorrido nesta data por videoconferência.
A República Argentina informou que adotou essa determinação em atenção a prioridades de sua política econômica interna, agravada pela pandemia do COVID-19, e indicou que não será um obstáculo para que os demais Estados Partes prossigam com os diversos processos de negociação.
A Presidência Pro Tempore do Paraguai e os demais Estados Partes do MERCOSUL avaliarão as medidas jurídicas, institucionais e operacionais mais adequadas em razão da decisão soberana da República Argentina, de maneira a não afetar o processo de construção comunitária do MERCOSUL e das negociações comerciais em curso. Assunção, 24 de abril de 2020"

Nenhum comentário:
Postar um comentário
tvjornalbotunoticias@hotmail.com